As metas do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) foram tema de uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (05), na Prefeitura Municipal de Cuiabá. O encontro contou com a participação de vários secretários, secretários-adjuntos, representantes de pastas, além do vice-prefeito da capital, Niuan Ribeiro.
De acordo com os números apresentados no encontro, ficou constatado que a Prefeitura de Cuiabá já atingiu praticamente a metade das metas propostas no PDI para o ano de 2018. Para Niuan Ribeiro, a reunião demonstrou que todo o corpo técnico da gestão municipal está focada em fechar o ano com a maior parte delas conquistada.
“O balanço é positivo, uma vez que boa parte destas metas estão sendo alcançadas. Vemos todos os secretários e adjuntos, ou seja, todo o corpo técnico da Prefeitura imbuído em alcançar estes objetivos. Isso mostra que estamos no caminho certo. O prefeito Emanuel Pinheiro tem frisado a importância do PDI para que a gestão esteja cada dia melhor”, afirmou Niuan.
A opinião é parecida com a do secretário de Governo da Prefeitura de Cuiabá, Carlos Roberto da Costa, o Nezinho. Ele apontou que os números apresentados na reunião são relativos ao final de julho e que ficou transparente que a gestão municipal está no caminho certo, cumprindo cerca de 48% das metas propostas no PDI.
“É uma reunião feita para vermos nosso planejamento de médio e longo prazo, onde estamos avaliando as metas estabelecidas para o ano de 2018. A que fizemos hoje contempla os números relacionados ao dia 31 de julho, onde percebemos que tivemos um avanço bastante significativo. Não tenho dúvidas que cumpriremos estas metas, até mesmo porque muitas delas já foram cumpridas”, afirmou.
O secretário comentou ainda a participação ativa dos servidores responsáveis pelas gestões das pastas, que tem abastecido ativamente o Sistema de Planejamento Estratégico (SPE) do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o que permite uma maior transparência do trabalho da Prefeitura Municipal de Cuiabá.
“Nos chama a atenção a consciência que está se criando nas várias secretarias que compõem a gestão municipal, de alimentar o sistema de planejamento estratégico. Com isso, temos estas informações disponibilizadas ao cidadão a qualquer momento. Isso é muito importante, porque a população pode participar ativamente e cobrar estes resultados”, disse Nezinho.
Para o analista técnico de Gestão Estratégica da Secretaria de Unidades Gestoras (SAUG) do TCE, Volmir Manhabosco, os números são positivos, mas destacou que é preciso intensificar os trabalhos, já que ainda faltam quatro meses para se fechar o ano de 2018. Ele apontou que a subida de 35% para 48% em relação a última avaliação, demonstra uma evolução significativa.
“Tivemos uma evolução no alcance das metas, saindo de 35% para 48% das já alcançadas, em relação a 2018. Estamos falando dos resultados tácitos e técnicos que obtivemos nestes indicadores. Esta reunião é justamente para um ajuste dos rumos. Temos ainda quatro meses de trabalho e algumas destas metas já foram alcançadas, mas ela pode não ser alcançada em dezembro. É por meio deste monitoramento que percebemos esta evolução”, explicou.
Presente na reunião, o diretor de Inovação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Olivan da Silva Rabelo, afirmou que o encontro atingiu seu maior objetivo, que é o de avaliar e monitorar os indicadores previstos no PDI. Ele, que é consultor de PDI do TCE-MT, apontou que é possível que o município atinja 100% das metas ao final deste ano.
“O encontro atingiu o objetivo de avaliar e monitorar os principais indicadores e metas que estão estabelecidos no PDI do município de Cuiabá. Houve uma evolução significativa da Prefeitura em relação a atingir estes valores previstos. Nossa perspectiva é chegar aos 100%, mas chegar a 95% é uma margem segura para estas metas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário