Componente de uma série de medidas de impactos que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para melhorar a assistência médica, os Mutirões, realizados pela Central de Regulação, vem garantindo celeridade, respeito e humanização às pessoas que aguardam por procedimentos na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá.
Essas premissas, instituídas no plano de governo do prefeito Emanuel Pinheiro, foram realçadas durante o 5º Mutirão de Consultas e Exames Especializados, realizado no sábado (26), no Centro de Especialidades Médicas (CEM), onde foram contempladas cerca de 650 pessoas, subdivididas em 13 especialidades. Dentre elas: ortopedia, oftalmologia, ginecologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia, dermatologia, gastrologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, psiquiatria, psicologia, neurologia, pneumologia e nefrologia.
De acordo com a coordenadora da Central de Regulação, Lileine Silva, a ação vem sendo desenvolvida mensalmente e as consultas ofertadas são realizadas por médicos e especialistas da rede para dar andamento às demandas reprimidas. “Chegamos na 5ª edição comemorando resultados maravilhosos, pois iniciamos com pacientes de 2015 e já avançamos para atendimentos de pacientes com solicitação do final de 2017 e 2018. A meta agora é diminuirmos esse tempo de espera para no máximo 90 dias -, que é o período digno de promoção e diagnóstico de saúde”, explica a coordenadora.
Moradora de Várzea Grande, a dona de casa Marlene Araújo, de 61 anos que aguardava há seis meses por uma consulta especializada com endocrinologista, comenta o reflexo do Mutirão em sua vida. “Já cheguei a esperar dois anos e meio por uma consulta com psicólogo e também para fazer outros exames. E só nessa gestão eu já fui beneficiada três vezes pelos mutirões. No primeiro, onde fiz a tomografia no hospital São Benedito, recentemente pelo Núcleo de Psicologia e agora fui contemplada pelo endocrinologista. Fui bem atendida em todos os Mutirões. O prefeito Emanuel Pinheiro está de parabéns. Que Deus o abençoe para continuar ajudando quem tanto precisa da Saúde Pública de Cuiabá”, comentou.
ABSENTEÍSMO
Embora os números obtidos nos Mutirões sejam considerados satisfatórios, o superintendente da Central de Regulação, João Milanez salienta que as ações têm capacidade para atender mil pessoas por evento. Entretanto, o índice de absenteísmo (pessoas que confirmam mas não comparecem para o procedimento) ainda é preocupante para a gestão. “No sábado poderíamos ter atendido mais 350 pessoas, afinal trabalhamos toda a logística do evento para mil. Mas, a exemplo das demais edições, cerca de 27,5% das pessoas que confirmaram presença não vieram. Cabe ressaltar que seguimos a ordem cronológica da fila e, para a realização do Mutirão, nossa equipe técnica entra em contato com esses pacientes, e informam a não obrigatoriedade do comparecimento. Mas, à medida em que este confirma e não vem, ele tira a oportunidade de outra pessoa ser contemplada. Nosso objetivo é ofertarmos celeridade e humanização ao máximo de pessoas possíveis. Para isso, precisamos da compreensão para que nenhum convocado falte aos eventos. Dessa forma, conseguiremos conhecer a demanda real e atender com celeridade todas as solicitações da nossa unidade”, finalizou Milanez.
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